A gigante em mineração Vale S.A. seleciona Nextracker para fornecer rastreadores solares inteligentes para seu projeto solar Sol de Cerrado de 766 MW no Brasil

NX Horizon Solar Panels

Do Brasil à Austrália, as empresas de mineração são líderes de mercado na adoção de rastreadores solares por seu alto desempenho e tecnologia de sistema fotovoltaico confiável

English version

SOROCABA, BRASIL, 25 de maio de 2021 – A Vale S.A., uma das maiores mineradoras do mundo, escolheu a Nextracker para fornecer seus rastreadores solares bifaciais, otimizados com inteligência artificial NX Horizon™ para o projeto solar Sol de Cerrado em Minas Gerais, Brasil. O complexo solar de 766 megawatts (MWp), que será um dos maiores do Brasil, ajudará a abastecer as operações de mineração da Vale na área de Jaíba, em Minas Gerais, e será interligado à rede de transmissão regional. A construção inicial terá início ainda este ano, com o projeto previsto para ser concluído em 2022.

O projeto terá um papel importante nos esforços da Vale para atingir seus objetivos de sustentabilidade corporativa. Quando estiver em operação, o projeto solar Sol de Cerrado fornecerá 13% das necessidades totais de energia da empresa no Brasil e compensará as emissões do Protocolo GHG Escopo 2 em até 136.407 toneladas de CO2 / ano. A empresa planeja produzir 100 % da energia necessária para suas operações brasileiras até 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em sua pegada global até 2050.

“Nossa decisão foi baseada no desempenho comprovado da Nextracker após um completo processo de due diligence”, disse Marco Braga, Diretor de Compras Globais da Vale. “Estamos muito confiantes na experiência da Nextracker e na confiabilidade de seus produtos para apoiar a Vale na solução dos desafios deste importante projeto.”

O escritório regional da Nextracker no Brasil apoiará o projeto com serviços de engenharia, comissionamento e gerenciamento de ativos, bem como análise de dados avançada para manutenção preventiva em campo. As equipes de instalação participarão do programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy da Nextracker para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba, São Paulo.

“O projeto Sol de Cerrado da Vale é mais um exemplo de como a indústria de mineração está adotando as energias renováveis como uma fonte confiável de geração para operações de energia e compensação de emissões de gases de efeito estufa”, disse Alejo Lopez, vice-presidente de vendas da Nextracker para a América Latina. “Esperamos trabalhar em estreita colaboração com a Vale e implantar nossos rastreadores solares inteligentes e software para maximizar o desempenho da planta e, ao mesmo tempo, minimizar os custos operacionais pelos 30 anos de vida útil da planta.”

O projeto Sol de Cerrado é a segunda maior conquista do mercado brasileiro para a Nextracker neste ano e a mais recente aquisição do seu crescente portfólio no país. A empresa também assinou recentemente um contrato para fornecer seus rastreadores bifaciais otimizados para o projeto solar Janaúba, de 830 MW, em Minas Gerais, e é o rastreador solar preferido da indústria de mineração na Austrália. O Brasil é um dos mercados de energia solar de crescimento mais rápido na região da América Latina, em parte devido aos seus altos níveis de irradiação e políticas favoráveis à energia solar. O país tem 7,4 gigawatts de instalações solares cumulativas até o momento. Minas Gerais é o maior estado brasileiro em capacidade de energia solar do país. Saiba mais sobre o projeto de engenharia avançada para ventos fortes da Nextracker e recursos para tecnologia bifacial.

Sobre Nextracker

A Nextracker, uma empresa do grupo Flex é líder em transição energética renovável, e fornece soluções para um aprimoramento crítico do rendimento de sistemas solares fotovoltaicos (PV) em campo, desenvolvendo sua tecnologia, experiência e serviços estratégicos para captar o seu potencial pleno, além de valorizar e maximizar a eficiência das usinas solares. Ao oferecer o mais abrangente portfólio de soluções de software de controle e rastreador solar inteligente, a Nextracker está transformando o desempenho da planta fotovoltaica com tecnologia inteligente, dados serviços de monitoramento e análise. Para obter mais informações, visite Nextracker e siga-nos no Twitter e LinkedIn.

Sobre a Vale S.A.

Vale S.A. (NYSE: VALE) é uma empresa multinacional brasileira com foco nos setores de metais, mineração e transporte no Brasil e no mundo. A Companhia também é uma das maiores operadoras logísticas e de mineração de minério de ferro, níquel, carvão, manganês, ferroligas e cobre do mundo. Além da mineração, a Vale opera as principais atividades de transporte no Brasil, incluindo ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração para energia e fabricação de aço. A Vale atua em mais de 30 países. Para obter mais informações, visite http://www.vale.com.

###

 

Contato para a imprensa:

Ana Cecilia Americano

ViaNews (em nome da Nextracker Brasil)

m: +55 11 96852-9623

email: ana.americano@vianews.com.br